quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dica de leitura: Guy Delisle

Não sou uma grande conhecedora de quadrinhos, na verdade até antes de conhecer meu maridinho lindo nem tinha o hábito de ler. Achava que era "coisa de menino". Puro preconceito, admito.

Comecei pelas indicações dele - Sandman de Neil Gaiman e Watchman de Alan Moore. Então pensei: Uia, não é que bom mesmo!

Então procurando por conta descobri tantos talentos (os gêmeos Bá e Moon, Graig Thompson, os irmãos Cafaggi, o clássico Bill Waterson...) e agora posso dizer que sou fã dessa linguagem, dessa maneira de contar histórias.

E hoje lhes apresento - se ainda não o conhecem - Guy Delisle.

O autor é canadense de Quebec e nasceu em 1966. Estudou animação e trabalhou em vários estúdios ao redor do mundo. Atualmente se dedica às histórias em quadrinhos e vive com a família no sul da França.

Li dele quatro livros: Pyongyang, Shenzen, Crônicas Birmanesas e agora mais recentemente o Crônica de Jerusalém. Todos publicados pela Zarabatana Books.



Os dois primeiros - Pyongyang e Shenzen - retratam a experiência de trabalhar em estúdios de animação na Coréia do Norne e na China. E os dois últimos - Crônicas Birmanesas e Crônica de Jerusalém são relatos de viagens que ele fez para zonas de conflito acompanhando sua esposa que trabalha na organização humanitário Médicos Sem Fronteiras.

Os quatro títulos são narrações leves e gostosas de ler sobre o cotidiano nesses ambientes que não nos é familiar. Crônicas do dia-a-dia.

Seu traço é limpo e sem excessos, como o texto.

Olha só uma página do Crônicas Birmanesas só pra dar o gostinho.

Vale a leitura!


Nenhum comentário: